home natural    
       Publicidade
EXPOBOR 2018

   
   
Divulgação

  Anuncie
Mostre sua marca para o mundo da borracha
Garanta seu espaço!

  Revista Lateks
Única publicação especializada
em heveicultura no Brasil
Compre!

Agenda

ABC

Tempo

 

 
     ASSINATURAS      Anuncie      Fale Conosco      Política do Site     
Prêmio Paulo Gonçalves PDF

Prêmio Paulo Gonçalves
para o melhor heveicultor e plantação de seringueira.

A Natural Comunicação, empresa que desenvolve o Sistema de Informações Agroindustriais da Borracha Natural Brasileira, lançou em 2010 o “Prêmio Paulo Gonçalves” para o melhor seringal e seu heveicultor no Brasil. O prêmio tem como objetivo eleger os seringais que possuem um conjunto de práticas de manejo e gerenciamento exemplares, para que se tornem referência para outros seringais e agentes do setor.

As edições do prêmio acontecerão a cada dois anos, sendo os resultados divulgados durante o Encontro Nacional da Borracha Natural, evento realizado em paralelo à Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha (Expobor), na cidade de São Paulo. Em 2010, o Encontro Nacional aconteceu no dia 16 de abril, sexta-feira.

Na primeira edição do prêmio puderam participar os seringais localizados no Estado de São Paulo, pertencentes à pessoa física ou jurídica. A exploração da borracha devia ter sido iniciada há no mínimo três anos, e as árvores devem ter idade compreendida entre 10 anos (idade mínima) e 30 anos (idade máxima).

Se prepare para a próxima edição, em 2012!

Leia reportagem sobre o vencedor da primeira edição do Prêmio (2010).

 

Biografia

Paulo de Souza Gonçalves, engenheiro agrônomo, natural de Aracaju (SE), Mestre em Melhoramento Genético Florestal pela North Caroline State University (NCSU) em 1977 e Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (USP) em 1987. Fez especialização no exterior no Rubber Research Institute of Malaysia (RRIM), Rubber Research Institute of Sri Lanka (RRISL) e Rubber Research Center of Thailand (RRCT) no Sudeste Asiático em 1981. Atualmente é pesquisador Classe A da Embrapa, lotado no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), na cidade de Campinas (SP) desde 1987, e coordenador do Programa Seringueira do IAC. Ao longo desses anos publicou 161 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais especializados, principalmente na área de Genética e Melhoramento, e 114 trabalhos em anais de eventos. Possui 12 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 12 clones registrados e outros 73 itens de produção técnica. Participou de 65 eventos no Brasil. Atualmente também é professor do Curso de Agricultura Tropical e Sub-tropical do Instituto Agronômico (IAC) na área de Genética, Melhoramento e Biotecnologia Vegetal. Orientou e co-orientou dissertações de mestrado, teses de doutorado, trabalhos de iniciação cientifica, de aperfeiçoamento e de conclusão de curso. Recebeu sete prêmios e/ou homenagens entre 1989 e 2007. Coordenou 20 projetos de pesquisa. Atualmente participa de nove, sendo que coordena cinco destes. Atua principalmente na área de Genética, com ênfase em Genética Quantitativa. Em suas atividades profissionais interagiu com 278 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

 

 
   
   
© 2009-2017 LATEKS COMUNICACAO LTDA. Todos os direitos reservados.
Rua Campos Salles, 1753 - Vila Boyes - CEP 13416-310 - Piracicaba-SP
Atendimento preferencial por e-mail: fale@borrachanatural.agr.br
Supported by
lateks