home natural    
    Publicidade
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE HEVEICULTURA - 22 a 24 de outubro de 2019 - Belo Horizonte, MG
   
   
Divulgação

  Anuncie
Mostre sua marca para o mundo da borracha
Garanta seu espaço!

  Revista Lateks
Única publicação especializada
em heveicultura no Brasil
Compre!

Agenda

ABC

Tempo

 

 
     ASSINATURAS      Boletim      Anuncie      Fale Conosco      Política do Site     
Araçatuba vai sediar workshop sobre seringueira (conteúdo aberto) PDF
10/07/2013

Com produção anual de aproximadamente 13 mil toneladas de borracha natural, Araçatuba, que é um dos principais pólos produtores de seringueira, vai receber no próximo dia 13, sábado, um workshop sobre a cultura da seringueira. O evento é promovido pela Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor) e tem objetivo disseminar informações de qualidade sobre o setor.

Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), o município já totaliza mais de 1,9 milhão de pés de seringueiras em plena produção e mais 1,7 milhão de plantas em crescimento, que estarão prontas para a sangria nos próximos anos. O evento será muito importante para a região, já que a heveicultura tem se tornado destaque nos últimos anos.

O Projeto Workshop Seringueira é realizado pela associação desde 2008 e integra um programa de dez oficinas para o Estado de São Paulo, que começou em fevereiro e já passou por São José do Rio Preto, Santa Fé do Sul, Marília, Olímpia e Votuporanga.

Os temas que serão discutidos em Araçatuba são: Gerenciamento do Seringal, com César Savoia Mora, engenheiro agrônomo da Consultec Agro; O ABC da Seringueira (crédito rural), apresentado por um agente do Banco do Brasil; e Mercado da Borracha Natural, com o engenheiro agrônomo Heiko Rossmann, diretor executivo da Apabor.

O projeto percorre as principais cidades na rota da produção da borracha no interior de São Paulo.  “Escolhemos as cidades de acordo com o potencial para a heveicultura. Nosso intuito é possibilitar que informações técnicas e mercadológicas cheguem aos agricultores e interessados na cultura, para que estes tenham condições de potencializar a produção e atingir melhores resultados”, salienta Wanderley Sant’Anna, presidente da associação.

Para se inscrever, basta acessar o site da Apabor - www.apabor.org.br - e fazer o cadastro. O Workshop Seringueira é um evento gratuito. Mais informações pelo e-mail Este endereço de e-mail é protegido contra spam, você precisa de Javascript habilitado para visualiza-lo. ou pelo telefone (17) 3235-1088.

Projeto pioneiro com seringueiras

No mês de maio, Araçatuba recebeu um projeto que estimula o plantio de seringueiras nos assentamentos agrários visando à extração da borracha pelo Pronaf Eco (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), com parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Prefeitura de Araçatuba e Banco do Brasil.

O município está sendo pioneiro no país na implantação deste programa, cujo objetivo é incentivar o cultivo de seringueiras em áreas degradadas nos projetos de reforma agrária a fim de promover a recuperação ambiental e a geração de renda extra para as famílias assentadas.

O projeto deverá envolver cerca de 400 famílias dos três assentamentos - Hugo Herédia, Araçá e Chico Mendes - existentes no município. A iniciativa busca estimular os agricultores assentados a plantar até cinco hectares cada dos 13 recebidos por meio da reforma agrária. Os interessados vão receber capacitação, assistência técnica, crédito e ações de apoio à comercialização.

Produção

A produção de borracha tem início sete anos após o plantio das seringueiras, com expectativa de extração de três a quatro toneladas de látex por hectare. Hoje, o custo de implantação do projeto é de R$ 15 mil por hectare e a expectativa de renda é de dois salários mínimos mensais por hectare, durante a fase de extração.

Os agricultores interessados podem utilizar linha especial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Eco Seringueira) para financiamento do cultivo, com concessão de até R$ 90 mil por mutuário e juros de 2% ao ano.

Programação

14h30 Credenciamento
15h00 Gerenciamento do seringal (Produção Vegetal) - Eng. Agr. César Savoia Mora /Consultec Agro
16h00 Intervalo
16h30 O ABC da seringueira (Crédito Rural)  - Banco do Brasil
17h00 Mercado da borracha natural (Economia) - Eng. Agr. Heiko Rossmann /Apabor
18h00 Encerramento

Serviço

Workshop Seringueira em Araçatuba
Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado
Centro de Eventos do SIRAN
Av. Alcides Fagundes Chagas, 600 - Bairro Aviação
Araçatuba/SP


Assessoria de Imprensa - APABOR

 

 
< Anterior   Próximo >
   
   
© 2009-2019 LATEKS COMUNICACAO LTDA. Todos os direitos reservados.
Rua Campos Salles, 1753 - Vila Boyes - CEP 13416-310 - Piracicaba-SP
Atendimento preferencial por e-mail: fale@borrachanatural.agr.br
Supported by
lateks