home natural    
       Publicidade
EXPOBOR
   
   
Divulgação

  Anuncie
Mostre sua marca para o mundo da borracha
Garanta seu espaço!

  Revista Lateks
Única publicação especializada
em heveicultura no Brasil
Compre!

Agenda

ABC

Tempo

 

 
     ASSINATURAS      Boletim      Anuncie      Fale Conosco      Política do Site     
Brasileiros participam de congresso de borracha na Colômbia (conteúdo aberto) PDF
07/10/2016

Camila Gusmão

“Eficiência e produtividade, um caminho para a paz” é o tema do VI Congresso Internacional de Borracha que acontecerá na cidade de Bucaramanga, a 400 quilômetros de Bogotá, a capital da Colômbia. Nos dias 13 e 14 de outubro, especialistas de diversos países discutirão temas relevantes da indústria de borracha, entre eles três brasileiros.

Na manhã do primeiro dia, o engenheiro agrônomo Heiko Rossmann, diretor comercial da Planthec Florestal, apresentará o tema “Aspectos gerais do mercado e o comportamento dos preços da borracha no mundo” no Painel 1 – Situação Mundial e Nacional, onde os conferencistas devem retratar para o público um panorama atualizado do setor.


VI Congreso Internacional Cauchero
Bucaramanga - Colômbia - 13 a 15 de outubro de 2016
www.confederacioncauchera.com/congreso-2016


“Quero compartilhar com os participantes do congresso um pouco da minha experiência em mercado da borracha, explicando os fatores que interferem direta e indiretamente sobre o preço, além das perspectivas para os próximos anos”, afirma Rossmann, que também é cofundador e coordenador do site Borracha Natural. É a segunda vez que participa como conferencista do Congresso Internacional da Borracha.

Ainda no primeiro dia, no Painel 2 – Gestão e Administração de Plantações, o engenheiro agrônomo Cassio Scomparin, diretor técnico da Planthec, ministrará a palestra “Manejo dos custos de produção e aproveitamento de plantações de seringueira em períodos de preços baixos”. O conceito central da apresentação é mostrar ao heveicultor como medidas simples de controle e gestão podem fazer toda a diferença nos resultados do negócio.

No segundo dia, durante o Painel 5 – Apresentações Especiais, o fitopatologista Edson Luiz Furtado, docente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e presidente da Associação Paulista de Fitopatologia, ministra o tema “Monitoramento, métodos de prevenção e controle de enfermidades no cultivo da seringueira”. Furtado é referência na área de fitopatologia em heveicultura, tendo desenvolvido inúmeros estudos e fornecido constante apoio técnico ao segmento produtor.

Ao todo, são 14 conferencistas de quatro diferentes países – Colômbia, França, Guatemala e Brasil, que abordarão temas relacionados à cada um dos elos da cadeia produtiva da borracha natural, tais como: “Alternativas de mercado para o cultivo de seringueira na Colômbia” (Gunther Lottmann, Guatemala); “Melhorar a produtividade das plantações de seringueira implementando boas práticas agrícolas” (Franck Rivano, França); “Boas práticas de produção e consequências em processos da indústria e agroindústria” (Mauricio de Greiff, Colômbia); entre outros.

Narcotráfico

A seringueira e o cacau são duas das culturas usadas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Alternativo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc, na sigla em inglês), de combate a cultivos ilícitos no país, que busca promover mudanças sociais nas regiões onde a agricultura é mais carente e resgatar pequenos agricultores do cultivo da coca.

O congresso é realizado em meio às discussões de um acordo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), estas que tem no tráfico de drogas uma fonte de financiamento para suas atividades. Depois de quase quatro anos de diálogos em Cuba, no final de agosto as Farc e o governo anunciaram um acordo de paz para o conflito armado de cinco décadas. O acordo deveria ter sido aprovado pela população, mas a maioria votou pelo “não” no plebiscito realizado no último dia 2.

 

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

 

 
< Anterior   Próximo >
   
   
© 2009-2019 LATEKS COMUNICACAO LTDA. Todos os direitos reservados.
Rua Campos Salles, 1753 - Vila Boyes - CEP 13416-310 - Piracicaba-SP
Atendimento preferencial por e-mail: vendas@lateks.com.br
Supported by
lateks