home natural    
       Publicidade
EXPOBOR
COMUNICADO - NOVA DATA: EXPOBOR remarcada para 23 a 25 de setembro de 2020, no Expo Center Norte, em São Paulo.
   
   
Divulgação

  Anuncie
Mostre sua marca para o mundo da borracha
Garanta seu espaço!

  Revista Lateks
Única publicação especializada
em heveicultura no Brasil
Compre!

Agenda

ABC

Tempo

 

 
     ASSINATURAS      Boletim      Anuncie      Fale Conosco      Política do Site     
Inovação no campo: aplicativo de gestão do seringal pelo celular (conteúdo aberto) PDF
23/06/2017

Camila Gusmão

Já imaginou ter os dados da sua produção na palma da mão e gerenciar seu seringal de onde estiver? Realmente a tecnologia invadiu o campo, e com o objetivo de melhorar a produtividade e a renda do produtor rural. A partir de agora, registros como a quantidade de látex produzido e a qualidade da sangria podem estar reunidos numa mesma plataforma - o IRIS.

Divulgação

Aplicativo IRIS para dispositivos móveis com Android

O IRIS é um aplicativo que pode ser instalado em celular ou tablet com sistema operacional Android. Na plataforma estarão disponíveis informações como a produção em um dado período e também as avaliações de qualidade da sangria. O aplicativo permite o registro detalhado da produção de látex, por dia de pesagem e sangrador, permitindo assim a avaliação da produtividade de cada sangrador.

O sistema traz a facilidade de gerenciamento de dados unido à segurança da informação. Caso o usuário perca o celular ou tablet que tenha o aplicativo instalado, não perderá as informações cadastradas, uma vez que estão armazenadas em um banco de dados sincronizado com o servidor.

Divulgação

Dados são convertidos em gráficos de fácil compreenção

O IRIS é fruto da colaboração de empresas sediadas em duas cidades do interior paulista que respiram agronegócio: Ribeirão Preto e Piracicaba. O aplicativo de gestão de florestas de seringueira foi criado pela empresa Agro, desenvolvedora de software para gestão do agronegócio e indústria, em parceria com a Lateks, empresa de comunicação especializada em heveicultura e gestora do portal de notícias Borracha Natural.

Funciona mesmo sem internet

Pensando em algumas áreas rurais em que ainda existem dificuldade de acesso à internet, o aplicativo pode ser utilizado normalmente onde não exista conexão e, ao chegar em um local com acesso à internet, os dados são sincronizados automaticamente com o servidor remoto.

“A ideia é trazer praticidade ao heveicultor. Se uma fazenda for de três sócios, por exemplo, eles não precisarão mais realizar reuniões demoradas e se locomoverem para ver como está o andamento do seringal, basta acessar o aplicativo do celular ou tablet para ter acesso aos gráficos”, conta Gino De Sicco, diretor geral da Agro.

Segundo De Sicco, neste primeiro momento, o IRIS só pode ser utilizado a partir da instalação do aplicativo. Porém, futuramente, a ideia é que o sistema possa ser acessado pela web também, de forma que os dados possam ser visualizados também no computador ou notebook.

“A computação veio para melhorar
a produção no campo”

“Atualmente, a agricultura e a tecnologia estão muito unidas. A computação veio para melhorar a produção no campo. O gerenciamento de informações influencia e muito no resultado final e, consequentemente, na renda do produtor - ainda mais pensando na borracha natural, que é uma commodity e tem seu preço ditado pelo mercado internacional. Resta ao heveicultor a diminuição de custos e a melhoria da qualidade do produto”, destaca De Sicco.

Expertise

A Agro é uma empresa desenvolvedora de software consolidada no mercado e possui um leque de serviços no ramo do agronegócio, com soluções para diversas culturas, como cana-de-açúcar, dendê, maçã e, mais recentemente, uva.

“Queremos levar a mobilidade simplificada para o produtor rural e auxiliar o trabalho no agronegócio, setor que literalmente sustenta o Brasil”, conclui.


SERVIÇO

IRIS hevea - Tenha informações relevantes na palma das mãos para realizar uma gestão simplificada do seringal. Aplicativo disponível no Google Play para registro da produção e avaliação da qualidade de sangria. O primeiro mês é grátis!
www.irisweb.com.br


Tecnologia aliada à informação

Além do aplicativo IRIS e do site de notícias Borracha Natural, a Lateks lançou recentemente o SMS Borracha Natural, um serviço de mensagem de texto (SMS, Short Message Service) por meio do qual publica diariamente as cotações da borracha natural TSR20 (usada para o cálculo do preço da borracha natural no Brasil), dólar, GEB-10 Pneu (estimativa do preço para o próximo vencimento) e GEB-10 Apabor (estimativa do preço de referência para o próximo vencimento).

Divulgação

SMS Borracha Natural é enviado pela rede de telefonia celular

Segundo Heiko Rossmann, diretor geral da Lateks e coordenador do Borracha Natural, a ideia surgiu já faz algum tempo. “Lembro-me de ter visto um serviço semelhante para culturas de subsistência em um país africano e, depois, na Malásia para a borracha natural”, conta.

Com o novo serviço, o heveicultor passa a acompanhar diariamente a evolução do preço da borracha natural para o próximo vencimento. E isso também vale para outros agentes do setor que comercializam o produto, seja vendendo ou comprando”, afirma.

O produtor pode ainda estimar o preço do coágulo no bimestre que está por vir. Basta efetuar uma conta simples de multiplicação a partir da expectativa de preço para o GEB-10 para o período.

O serviço pode ser assinado pela internet, em loja.lateks.com.br/assinaturas/sms.


RELACIONADAS

Lateks envia cotações para o celular do heveicultor
Gestão e tecnologia garantem alta produtividade em Goiás
Produtividade do seringal exige boa gestão
Gestão de pessoas influencia diretamente na produção do látex


 

 

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

 

 
< Anterior   Próximo >
   
   
© 2009-2019 LATEKS COMUNICACAO LTDA. Todos os direitos reservados.
Rua Campos Salles, 1753 - Vila Boyes - CEP 13416-310 - Piracicaba-SP
Atendimento preferencial por e-mail: vendas@lateks.com.br
Supported by
lateks