home natural    
       Publicidade
EXPOBOR 2018

   
       Publicidade
9º ENCONTRO NACIONAL DA BORRACHA NATURAL - 28 de junho de 2018 - São Paulo - Brasil
   
   
Divulgação

  Anuncie
Mostre sua marca para o mundo da borracha
Garanta seu espaço!

  Revista Lateks
Única publicação especializada
em heveicultura no Brasil
Compre!

Agenda

ABC

Tempo

 

 
     ASSINATURAS      Newsletter      Anuncie      Fale Conosco      Política do Site     
Avanços em genética e genômica de seringueira serão apresentados em São Paulo (conteúdo aberto) PDF
14/05/2018

Pesquisas visam desenvolver árvore adaptada a regiões frias e com menor disponibilidade de água

Camila Gusmão

Desde 2007, um grupo de pesquisadores do Laboratório de Análise Genética Molecular, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realiza pesquisas na área genética da seringueira para conhecer as mais de mil espécies existentes no Brasil, país com a maior diversidade genética no mundo, e aprimorar a cultura por meio do apoio à criação de novos clones. O trabalho será apresentado no 9º Encontro Nacional da Borracha Natural, no dia 28 de junho, em São Paulo.

Google Maps

Fordlândia localiza-se às margem do Rio Tapajós

A palestra “Avanços na pesquisa em genética e genômica de seringueira” será apresentada pela Dra. Anete Pereira de Souza, professora titular na Unicamp, e integra a programação do evento organizado pela LATEKS - mantenedora do site de Borracha Natural - durante a 13ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos em Borracha (Expobor), de 26 a 28 de junho, no Expo Center Norte.

Coordenado pela Dra. Anete, com a colaboração com outros renomados institutos de pesquisa, como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e o Centre de coopération internationale en recherche agronomique pour le développement (Cirad) - empresa francesa de pesquisas que atua no Brasil também -, o grupo desenvolveu uma série de estudos ao longo de onze anos de trabalho que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da heveicultura nacional.

Hoje, um dos objetivos das pesquisas do grupo é analisar os genes da árvore (seringueira) que tenham maior tolerância ao frio e à seca, dois grandes desafios para a cultura, já que a árvore não se desenvolve e nem produz em regiões mais frias ou com pouca disponibilidade de água.

LATEKS/ Heiko Rossmann

Ruínas em Fordlândia são a sombra de uma vila modelo fundada em 1928

E é justamente o desafio de cultivar a seringueira apenas em regiões quentes e úmidas que acabou com a maior plantação em Fordlândia, município localizado ao sul de Santarém, a cerca de 200 quilômetros de barco pelo Rio Tapajós.

Idealizada por Henry Ford, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a linha de montagem em série para fabricação de automóveis no mundo, Fordlândia é tida como o berço da heveicultura no país. No entanto, não se obteve êxito devido à ocorrência do mal-das-folhas, uma doença causada pelo fungo Microcyclus ulei, que provoca a queda prematura das folhas, podendo levar as plantas à morte. Foram abandonadas cerca de cinco milhões de seringueiras plantadas em Fordlândia e Belterra por volta do ano de 1945.

“O Brasil não deixa nada a desejar nas pesquisas relacionadas à seringueira. Temos muito a ser explorado, e podemos ir mais além. O que falta atualmente é financiamento adequado para as pesquisas. Nosso objetivo é conseguir obter clones adaptados às regiões mais frias do país e que necessitem de menos água, levando a seringueira para novas regiões”, destaca a Dra. Anete.

Devido aos importantes resultados alcançados durante os anos de pesquisas, a Dra. Anete integra o grupo de especialistas em Biologia Molecular e Fisiologia vinculado ao International Rubber Research and Development Board (IRRDB), um conselho internacional de pesquisa em borracha.

“Será bastante representativo para o Brasil. Esperamos obter ganhos para o programa de melhoramento brasileiro”, comemora.

 


9o ENCONTRO NACIONAL DA BORRACHA NATURAL
28 de junho de 2018 - Expo Center Norte - São Paulo, Brasil
www.borrachanatural.com.br


 

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

 

 
Próximo >
   
   
© 2009-2018 LATEKS COMUNICACAO LTDA. Todos os direitos reservados.
Rua Campos Salles, 1753 - Vila Boyes - CEP 13416-310 - Piracicaba-SP
Atendimento preferencial por e-mail: fale@borrachanatural.agr.br
Supported by
lateks