home natural    
   
Divulgação

  Anuncie
Mostre sua marca para o mundo da borracha
Garanta seu espaço!

  Revista Lateks
Única publicação especializada
em heveicultura no Brasil
Compre!

Agenda

ABC

Tempo

 

 
     ASSINATURAS      Boletim      Anuncie      Fale Conosco      Política do Site     
IAC apresentará tecnologias e pesquisas em seringueira no Encontro Nacional (conteúdo aberto) PDF
25/06/2018

Camila Gusmão

A pesquisa de novas tecnologias é essencial para a heveicultura assim como para todas as atividades ligadas ao agronegócio. O impacto para a produção de látex com um clone superior pode ser muito mais elevado o que afeta diretamente o lucro do produtor, por exemplo. Esse será um dos temas abordados no 9º Encontro Nacional da Borracha Natural, a ser realizado no próximo dia 28 de junho, durante a 13ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha (Expobor), no Expo Center Norte, em São Paulo capital.

IAC/ Divulgação

Clone de seringueira IAC 502 em campo experimental

A palestra “Pesquisa e difusão de tecnologia da seringueira no IAC” será ministrada por Erivaldo José Scaloppi Junior, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), e abordará os estudos e ações em andamento no Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais.

Segundo Scaloppi, é imprescindível que se tenha proximidade do setor produtivo com a pesquisa para que haja efetiva transmissão e adoção de tecnologia em produtos e processos gerados, visando, sempre, o incremento da competitividade do heveicultor, frente aos desafios que se apresentam no campo.

“O IAC tem à disposição do setor novos produtos tecnológicos, sendo os clones IAC da Série 500 aqueles que apresentam potencial produtivo até 74% maior quando comparados ao clone RRIM 600, além do vigor superior, que possibilita antecipação do início da explotação em até dois anos”, analisa.


9º ENCONTRO NACIONAL DA BORRACHA NATURAL
28 de junho de 2018 - Expo Center Norte - São Paulo, Brasil
www.borrachanatural.com.br


O processo desde o estudo, pesquisa e desenvolvimento de um novo clone de seringueira é longo, de cerca de 30 anos, até a efetiva recomendação ao produtor. Por isso, há necessidade de constantes pesquisas, aporte institucional e financiamento ininterrupto, além é claro, de persistência e muita competência.

“Enaltecemos os trabalhos do Dr. Paulo [de Souza] Gonçalves, coordenador do Programa de Melhoramento Genético e de sua equipe ao longo dos anos. Além da geração de tecnologia em produtos e processos, atuamos na difusão de tecnologia ofertando material propagativo de clones de seringueira aos viveiristas, especificamente borbulhas das variedades clonais para a produção de mudas, com as devidas certificações no âmbito nacional e estadual. Neste sentido, os trabalhos com seringueira no IAC visam o atendimento de demandas do setor e, reiterando, o aumento da competitividade”, explica.

No 9º Encontro Nacional, Scaloppi planeja mostrar a visão de vanguarda do IAC quanto ao potencial do cultivo da seringueira em terras paulistas, ou seja, fora do domínio amazônico, sua região de origem. Tudo começou na década de 1940, quando o IAC iniciou os primeiros trabalhos e, posteriormente, quando realizou a introdução dos melhores clones em 1951, dentre os quais o RRIM 600, permitindo a consolidação da seringueira como cultura no Estado de São Paulo.

“Atualmente, como fruto de décadas de trabalho, o IAC disponibiliza seus produtos tecnológicos ao setor e, com visão de futuro, a instituição vem se organizando para o fortalecimento das pesquisas por meio de parcerias interinstitucionais, visando à contribuição para o desenvolvimento da heveicultura paulista e nacional”, finaliza.

O 9º Encontro Nacional da Borracha Natural é um evento promovido pela LATEKS, mantenedora do Borracha Natural.

Espaço Borracha Natural

Durante a Expobor, os visitantes poderão conhecer o Espaço Borracha Natural no pavilhão LATEKS, um espaço dedicado à divulgação de pesquisa e inovação de instituições de ciência e tecnologia do Brasil.

Estarão expostos pesquisas e trabalhos do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros e do Instituto Florestal (IF), vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

 


RELACIONADAS
Hidde Smit apresentará previsões para o mercado da borracha
Criação do Espaço Battastine será proposta durante Encontro Nacional
Encontro Nacional apresentará soluções em borracha natural


 

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

 

 
< Anterior   Próximo >
   
   
© 2009-2018 LATEKS COMUNICACAO LTDA. Todos os direitos reservados.
Rua Campos Salles, 1753 - Vila Boyes - CEP 13416-310 - Piracicaba-SP
Atendimento preferencial por e-mail: fale@borrachanatural.agr.br
Supported by
lateks