home natural    
   
Divulgação

  Anuncie
Mostre sua marca para o mundo da borracha
Garanta seu espaço!

  Revista Lateks
Única publicação especializada
em heveicultura no Brasil
Compre!

Agenda

ABC

Tempo

 

 
     ASSINATURAS      Newsletter      Anuncie      Fale Conosco      Política do Site     
Encontro Nacional enfatiza união entre produtores e indústria de borracha (conteúdo aberto) PDF
10/07/2018

Camila Gusmão

No dia 28 de junho aconteceu o 9º Encontro Nacional da Borracha Natural, juntamente com a 13ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha (Expobor), no Expo Center Norte, na capital paulista. O evento foi marcado por uma palavra em comum, enfatizada pelos palestrantes: união.

LATEKS/ Divulgação

João Sampaio afirmou que o diálogo no setor precisa ser retomado

A abertura contou com a participação de João de Almeida Sampaio Filho, que além de ex-secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo é heveicultor. Sampaio tem em seu histórico importantes atuações em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva da borracha natural, sendo dirigente de antigas e importantes associações de produtores no Mato Grosso e São Paulo.

Em seu discurso, Sampaio enfatizou que, em sua opinião, o setor heveícola recentemente perdeu a capacidade de diálogo entre o segmento produtor e o industrial.

“Hoje, nós perdemos o diálogo. Temos pouca conversa e pouco resultado. Perdemos a fluidez do diálogo. E este é o desafio: retomar o diálogo construtivo. Afinal, a indústria de artefatos não é nossa inimiga”, afirmou.

Segundo Sampaio, o segmento produtor da cadeia produtiva da borracha natural precisa se aproximar da indústria consumidora novamente com o intuito de interagir, de somar esforços para o crescimento da indústria de borracha.

“Temos que mostrar para a indústria o quanto nós podemos ser parceiros, mostrar a qualidade do nosso insumo, já que o pneu transporta vidas humanas. Não podemos mais taxar nossa cadeia. Temos que achar um caminho ou mecanismo que melhore o rendimento de todos os envolvidos no processo”, disse Sampaio sobre o período recente em que a borracha natural importada teve a alíquota da Tarifa Externa Comum (TEC) elevada de 4% para 14%.

Positividade

Outro ponto questionado por Sampaio é algo que é muito comum no setor: a negatividade. O ex-secretário falou sobre a importância de se mudar o tom do discurso da atividade, pois é uma cultura com preços cíclicos, apresentando períodos de altas e baixas.

“Naturalmente, quem trabalha no agronegócio é ‘mega’ otimista. Temos que voltar a creditar e falar bem da nossa atividade. Este é o desabafo que lanço para vocês. Precisamos reconstruir o diálogo, seja falando em certificação, preço ou imposto flexível”, concluiu.

Encontro Nacional impulsiona setor

Promovido a cada dois anos pela LATEKS, mantenedora do portal Borracha Natural, a 9ª edição do Encontro Nacional da Borracha Natural contou com a participação de agentes do setor brasileiros e de outros países da América Latina, como Argentina, Colômbia e Panamá.

Este é o único espaço na Expobor destinado exclusivamente à cadeia produtiva da borracha natural com discussões sempre relevantes para o desenvolvimento do setor. A Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural (Abrabor) foi fundada durante a edição de 2014 deste evento, sendo hoje uma importante porta-voz das demandas do setor heveícola.

 

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

 

 
< Anterior   Próximo >
   
   
© 2009-2018 LATEKS COMUNICACAO LTDA. Todos os direitos reservados.
Rua Campos Salles, 1753 - Vila Boyes - CEP 13416-310 - Piracicaba-SP
Atendimento preferencial por e-mail: fale@borrachanatural.agr.br
Supported by
lateks