home natural    
   
Divulgação

  Anuncie
Mostre sua marca para o mundo da borracha
Garanta seu espaço!

  Revista Lateks
Única publicação especializada
em heveicultura no Brasil
Compre!

Agenda

ABC

Tempo

 

 
     ASSINATURAS      Boletim      Anuncie      Fale Conosco      Política do Site     
IAC abre vaga para pós-doutorado em projeto com seringueira (conteúdo aberto) PDF
29/10/2018

Camila Gusmão

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) está com seis vagas abertas para pós-doutorado, sendo uma delas para o projeto “Diversidade genética e caracterização de descritores de seringueira”, sob orientação do pesquisador Paulo de Souza Gonçalves, para o Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais. A candidatura deve ser direcionada para o e-mail Este endereço de e-mail é protegido contra spam, você precisa de Javascript habilitado para visualiza-lo. até o dia 30 de outubro, para início em fevereiro de 2019.

Divulgação/ SAA-SP

Jardim clonal adulto com hastes aptas para coleta

Segundo o IAC, os selecionados receberão uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Podem se candidatar do processo seletivo tanto brasileiros quanto estrangeiros.

As oportunidades estão vinculadas ao projeto “Do básico ao aplicado: modernização da infraestrutura institucional para o fomento à pesquisa e à inovação do agronegócio”, coordenado pelo professor Sérgio Augusto Morais Carbonell, e contempla ao todo seis sub-projetos em diferentes áreas.

Em março do ano passado, o governo federal anunciou o corte de 44% no orçamento da ciência e tecnologia, o que deixou muitos pesquisadores preocupados, já que o setor vem sofrendo há algum tempo com a escassez de recursos.

Outra preocupação da área de pesquisa em heveicultura é que em todo o país há vários pesquisadores que estão para se aposentar e não há perspectivas para a continuação das pesquisas em andamento.

Importância do Centro de Seringueira

Localizado no município de Votuporanga, a cerca de 80 quilômetros de São José do Rio Preto, maior polo produtor de borracha natural do país, O Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais é responsável por pesquisas importantes na área heveícola.

Como resultados de pesquisas realizadas no Centro tem-se os clones IAC da Série 500, que possuem um potencial produtivo até 74% maior quando comparados ao clone malaio RRIM 600.


RELACIONADAS
Corte no orçamento preocupa pesquisadores na heveicultura
Pesquisadores querem desenvolver seringueira adaptada ao frio
Agronômico realizará workshop sobre pesquisas em heveicultura nesta quinta-feira
IAC apresentará tecnologias e pesquisas em seringueira no Encontro Nacional


 

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

 

 
< Anterior   Próximo >
   
   
© 2009-2018 LATEKS COMUNICACAO LTDA. Todos os direitos reservados.
Rua Campos Salles, 1753 - Vila Boyes - CEP 13416-310 - Piracicaba-SP
Atendimento preferencial por e-mail: fale@borrachanatural.agr.br
Supported by
lateks