home natural    
   
Divulgação

  Anuncie
Mostre sua marca para o mundo da borracha
Garanta seu espaço!

  Revista Lateks
Única publicação especializada
em heveicultura no Brasil
Compre!

Agenda

ABC

Tempo

 

 
     ASSINATURAS      Boletim      Anuncie      Fale Conosco      Política do Site     
CP2018 | Painel técnico apresentará rentabilidade e heveicultura na Ásia (conteúdo aberto) PDF
09/11/2018

Camila Gusmão

A Ásia é o continente que mais produz borracha natural no mundo. As técnicas de produção e a rentabilidade dos principais países asiáticos produtores de borracha natural serão apresentados no painel “A gestão técnica e a rentabilidade”, sob responsabilidade do Comitê Técnico em Heveicultura, vinculado à Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor), durante o 11º Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista.

A palestra abrangerá a viagem do Comitê Técnico à Ásia em outubro último, onde puderam conhecer de perto o sistema de produção de borracha natural na Tailândia, Indonésia, Vietnã e Índia, hoje os principais países produtores.

Gavin White

Plantação de seringueira perto de Kon Tum, no Vietnã

“A ideia é mostrar e desmistificar muitas das barreiras que foram criadas, ou foram erroneamente divulgadas, sobre a produção e a sangria asiática. Mostraremos aquilo que conhecemos lá de forma detalhada e, principalmente, queremos desmistificar muitos paradigmas e informações erradas ou incertas sobre a Ásia”, conta César Savoia Mora, engenheiro agrônomo e coordenador do Comitê Técnico da Apabor.

De acordo com Savoia, além dele, participarão do painel os engenheiros agrônomos Gilson Pinheiro de Azevedo e Cassio Henrique Junqueira Scomparin, também membros do Comitê Técnico.

No painel, além da sangria e da comercialização, será abordada a utilização da madeira de seringueira e outros subtemas que competem à cultura.

“O sistema de produção muda um pouco se comparado ao brasileiro, pois os asiáticos produzem na maior parte o látex líquido, e não o coágulo como aqui. Porém, os modos operatórios de produção são muito semelhantes”, finaliza Savoia.

O 11º Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro, no Ipê Park Hotel, em São José do Rio Preto. O evento é uma realização da Apabor. Mais informações e inscrições em www.apabor.org.br.

 


RELACIONADAS
CP2018 | Terceirização da mão de obra no campo se torna oportunidade
Perspectivas da borracha natural brilham no longo prazo
Preço mínimo da borracha natural irá vigorar até meados de 2019


 

Permitida e reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

 

 
< Anterior   Próximo >
   
   
© 2009-2018 LATEKS COMUNICACAO LTDA. Todos os direitos reservados.
Rua Campos Salles, 1753 - Vila Boyes - CEP 13416-310 - Piracicaba-SP
Atendimento preferencial por e-mail: fale@borrachanatural.agr.br
Supported by
lateks