home natural    
   
Divulgação

  Anuncie
Mostre sua marca para o mundo da borracha
Garanta seu espaço!

  Revista Lateks
Única publicação especializada
em heveicultura no Brasil
Compre!

Agenda

ABC

Tempo

 

 
     ASSINATURAS      Boletim      Anuncie      Fale Conosco      Política do Site     
CP2018 | Liderança correta pode auxiliar na gestão da produção (conteúdo aberto) PDF
22/11/2018

Camila Gusmão

A heveicultura é uma atividade agrícola que depende da mão de obra mais do que outras culturas, e, portanto, gestão de pessoas, que nem sempre é algo fácil e simples de exercer. Uma palavra mal interpretada ou uma ordem de serviço não bem executada pode acarretar sérios problemas na gestão da propriedade e, consequentemente, na produtividade do seringal.

O tema “Empreendedorismo e liderança no agronegócio”, não muito comum na área, será abordado durante o 11º Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista, realizado pela Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor). A palestra será ministrada por consultor Marco Cerqueira. O evento acontece nos dias 22 e 23 de novembro, no Ipê Park Hotel, em São José do Rio Preto.

“Há formas de se dar um ‘feedback’ ao sangrador, de chamar atenção, quando necessário e fazer um elogio”, explica Cerqueira.

Educação financeira

Segundo Cerqueira, outro grande problema que gera conflitos no seringal é a educação financeira. Para amenizar a situação, o supervisor deve passar aos sangradores uma previsão de produção, previsão de receita e o sangrador possuir uma previsão de despesas, para assim, equalizar o orçamento familiar.

“Um líder não pode prometer o que não pode cumprir, nem falar mal dos sangradores ou criar conflitos, tem que ter um perfil profissional. Treinamento é a palavra-chave para todas as profissões, inclusive líder de seringal”, destaca.

Empreendedorismo = inovação

Cerqueira irá direcionar a segunda parte da palestra para o empreendedorismo utilizado na inovação tecnológica com ferramentas de agricultura de precisão, como drones para contagem de árvores, e outras ferramentas da agricultura de precisão para correção de solo, por exemplo.

Softwares na gestão

O consultor conta que neste ano ministrou um treinamento para supervisores de sangria, e irá usar como exemplo na palestra. No treinamento, em muitos casos, os supervisores tinham softwares de gestão na fazenda, porém, não utilizam plenamente.

“Após o treinamento, todos os 24 seringais passaram a implantar 100% a ferramenta. O software é um plano de voo. Se você não tem um plano de voo, não sabe para onde vai”, afirma.

Aplicativo

Em 2017, a LATEKS - gestora do portal Borracha Natural e a empresa desenvolvedora de software Agro desenvolveram e lançaram no mercado brasileiro o aplicativo IRIS.

O IRIS é um aplicativo que pode ser instalado em celular ou tablet com sistema operacional Android. Na plataforma ficam disponíveis informações de produção em um dado período e também as avaliações de qualidade da sangria. O aplicativo permite o registro detalhado da produção de látex, por dia de pesagem e sangrador, permitindo assim a avaliação da produtividade de cada sangrador, e funciona mesmo sem internet.

 


RELACIONADAS
CP2018 | Qualidade do látex no campo pode interferir na fabricação do produto final
CP2018 | Painel técnico apresentará rentabilidade e heveicultura na Ásia
CP2018 | Terceirização da mão de obra no campo se torna oportunidade
Gestão de pessoas influencia diretamente na produção do látex


 

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

 

 
< Anterior   Próximo >
   
   
© 2009-2018 LATEKS COMUNICACAO LTDA. Todos os direitos reservados.
Rua Campos Salles, 1753 - Vila Boyes - CEP 13416-310 - Piracicaba-SP
Atendimento preferencial por e-mail: fale@borrachanatural.agr.br
Supported by
lateks