home natural    
   
Divulgação

  Anuncie
Mostre sua marca para o mundo da borracha
Garanta seu espaço!

  Revista Lateks
Única publicação especializada
em heveicultura no Brasil
Compre!

Agenda

ABC

Tempo

 

 
     ASSINATURAS      Boletim      Anuncie      Fale Conosco      Política do Site     
Campanha arrecada alimento para famílias nos seringais paulistas (conteúdo aberto) PDF
03/04/2020

Camila Gusmão

Com a suspensão de cerca 70% do volume de compras de borracha natural pelas pneumáticas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), cerca de 10 mil famílias de sangradores no noroeste paulista se encontram em situação financeira delicada, já que de abril a junho acontece o pico da safra e era esperado aumento da renda.

Reprodução

Campanha de solidariedade da Apabor beneficia sangradores paulistas

Para tentar atender ao menos a necessidade alimentar das famílias que dependem da venda de coágulo para viver, a Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor), entidade de maior representação do segmento produtor no país, iniciou uma campanha para angariar fundos destinados à compra e distribuição de cestas básicas nos seringais do noroeste paulista.

Segundo Fábio Magrini, heveicultor e presidente da Apabor, a ação é realizada em parceria com as usinas de beneficiamento associadas. Aquela família que depende da venda do coágulo e estiver em situação financeira difícil pode entrar em contato com a usina para qual já vende a sua produção e preencher um cadastro. A usina fará a triagem e enviará à associação os casos com mais urgência.

Para doar, basta entrar em contato com a Apabor pelo telefone (17) 3235-1088 ou pelo sítio na internet www.apabor.org.br para que a associação possa informar uma conta para depósito.

“É uma situação difícil a que estamos passando, e não é culpa de ninguém. Não podemos culpar nenhum elo da cadeia produtiva por isso. Temos o lado econômico, no qual queremos que tudo volte a funcionar normalmente, e temos o lado humanitário, no qual é necessária a proteção à vida”, destaca Magrini.

Segundo a associação, qualquer poupança que as famílias de sangradores poderiam ter, possivelmente já foi consumida durante a última entressafra e nos meses de menor produção.

“A gente sabe que o dinheiro dos sangradores é curto, é muito importante ajudar agora”, afirma o presidente.

Junto com a arrecadação, a Apabor está buscando parceria com os bancos de alimentos municipais. De acordo com a entidade, a distribuição nos municípios será priorizada por ordem do Índice de Desenvolvimento Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) combinado com a disponibilidade de logística para entrega por parte das usinas participantes.

Coleta emergencial

Com unidades de beneficiamento nos municípios de Colina e de Poloni, a Colitex está realizando uma coleta geral de coágulo do parceiro-sangrador com o intuito de ajudar as famílias que se mantém exclusivamente com o dinheiro das vendas de coágulo.

Segundo João Luiz Berckmans, diretor da Colitex, embora o pátio da usina esteja repleto de coágulo devido à paralisação das pneumáticas, a empresa se preocupou com o lado mais importante - o humano -, e realiza a ação para ajudar os sangradores que trabalham sob o regime de parceria agrícola nas propriedades rurais.

A coleta geral teve início na última segunda-feira (30) e o pagamento está previsto para 17 de abril. Já para o proprietário, o prazo de pagamento é indefinido, ou quando a usina retomar as vendas.

Berckmans afirma que, caso as vendas do granulado escuro brasileiro não sejam normalizadas, a usina não tem condições para continuar com novas coletas.

 


RELACIONADAS:
ABTB suspende eventos presenciais de março e abril
Pandemia causa efeito dominó na cadeia produtiva da borracha
Apabor anuncia providências frente à pandemia
Novo coronavírus pode atingir beneficiamento de borracha no Brasil
Coronavírus impacta setor de borracha de diferentes formas


 

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

 

 
< Anterior   Próximo >
   
   
© 2009-2019 LATEKS COMUNICACAO LTDA. Todos os direitos reservados.
Rua Campos Salles, 1753 - Vila Boyes - CEP 13416-310 - Piracicaba-SP
Atendimento preferencial por e-mail: vendas@lateks.com.br
Supported by
lateks