home natural    
       Publicidade
EXPOBOR
   
   
Divulgação

  Anuncie
Mostre sua marca para o mundo da borracha
Garanta seu espaço!

  Revista Lateks
Única publicação especializada
em heveicultura no Brasil
Compre!

Agenda

ABC

Tempo

 

 
     ASSINATURAS      Boletim      Anuncie      Fale Conosco      Política do Site     
Embrapa Cerrados oferta 613 lotes de 14 clones de seringueira (conteúdo aberto) PDF
09/11/2020

Além de diversificar o cultivo, material pode aumentar a produção de látex no Centro-Oeste

Camila Gusmão

A borracha natural é um produto considerado estratégico para o desenvolvimento de um país, por se tratar de insumo básico para a fabricação de diversos artefatos de borracha, incluindo pneumáticos. Visando contribuir para o aumento da produção da matéria-prima e também diversificar a produção, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados) está ofertando um total de 613 lotes, com 10 metros de hastes em cada lote, de 14 clones de seringueira (Hevea brasiliensis) de desempenho superior.

Divulgação/ Embrapa Cerrados

Embrapa oferta hastes de clones de seringueira mais produtivos

Os viveiristas podem manifestar o interesse na aquisição de lotes de hastes até 30 de novembro. As hastes poderão ser retiradas entre 8 e 26 de fevereiro de 2021.

Segundo Josefino de Freitas Fialho, pesquisador da Embrapa Cerrados, o objetivo principal é oferecer alternativas para a diversificação clonal dos futuros seringais na região, com clones de elevado potencial de produção de látex, semelhante ou superior aos atuais clones cultivados.

"As hastes ofertadas são destinadas à enxertia e formação de jardins clonais de plantas matrizes para a ampliação ou renovação dos seringais com clones de elevado potencial produtivo, contribuindo para o aumento da produtividade e sustentabilidade da heveicultura da região Centro-Oeste, principalmente para as regiões aptas do Estado de Goiás e Distrito Federal, conforme o zoneamento climático da heveicultura, e outras com condições edafoclimáticas semelhantes", explica.

Os 14 clones selecionados (PB 291, PB 311, PB 312, PB 314, PB 324, PB 350, PB 355, PC 119, PC 140, OS 22, RRIM 713, RRIM 901, RRIM 937 e RRIM 938) foram avaliados em três locais com diferentes condições de clima e solo - Goianésia, Planaltina e Pontes e Lacerda -, e comparados aos seis clones mais cultivados nestas regiões.

Os resultados mostram a elevada produtividade dos clones e a boa qualidade do látex. Os clones foram registrados junto ao Registro Nacional de Cultivares (RNC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os interessados devem enviar um e-mail com o assunto “Oferta de seringueira 20/21” para o endereço Este endereço de e-mail é protegido contra spam, você precisa de Javascript habilitado para visualiza-lo. . Os viveiristas devem ser credenciados junto ao Renasem.

 

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

 

 
< Anterior   Próximo >
   
   
© 2009-2019 LATEKS COMUNICACAO LTDA. Todos os direitos reservados.
Rua Campos Salles, 1753 - Vila Boyes - CEP 13416-310 - Piracicaba-SP
Atendimento preferencial por e-mail: vendas@lateks.com.br
Supported by
lateks