home natural    
    Publicidade
CBH2021
   
   
Divulgação

  Anuncie
Mostre sua marca para o mundo da borracha
Garanta seu espaço!

  Revista Lateks
Única publicação especializada
em heveicultura no Brasil
Compre!

Agenda

ABC

Tempo

 

 
     ASSINATURAS      Boletim      Anuncie      Fale Conosco      Política do Site     
Congresso Brasileiro de Heveicultura será realizado em Piracicaba (conteúdo aberto) PDF
17/09/2021

Evento aproxima produtores, indústria e pesquisadores para discutirem temas da cadeia produtiva da borracha natural

Heiko Rossmann

O Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) e a Lateks Comunicação promovem o VII Congresso Brasileiro de Heveicultura - CBH2021, de 10 a 12 de novembro de 2021, em Piracicaba, cidade paulista localizada a 70 quilômetros de Campinas. O objetivo do evento é discutir e apresentar soluções para os principais desafios ao desenvolvimento do setor heveícola, bem como apresentar os avanços tecnológicos e as novas exigências do mercado consumidor.

LATEKS/ Heiko Rossmann

Teatro Municipal Erotídes de Campos está localizado no Engenho Central

A importância da borracha natural extraída da seringueira (Hevea brasiliensis) reside no fato de ser matéria-prima na fabricação de produtos em diversos setores da economia, com destaque para a indústria automotiva (peças e pneus), siderúrgica, de mineração e calçadista, além da saúde (luvas de borracha, cateteres e preservativos).

“A heveicultura também se destaca por ser uma as atividades do agronegócio de grande importância ambiental, dada a sua elevada capacidade de captura de carbono atmosférico, contribuindo para a redução do aquecimento global”, explica Gilmar Gusmão Dadalto, presidente do Cedagro.

Fundado em 2014, em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, o Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que atua na elaboração de políticas de apoio e fomento ao agronegócio, na realização de estudos em áreas estratégicas, na promoção de eventos técnico-científicos e assistência técnica na produção, comercialização e gestão de negócios agrícolas e ambientais. 

Produção concentrada

A produção de borracha natural se concentra na região da Ásia/Pacífico, com 91% da oferta mundial. O Brasil, centro de origem e de diversidade genética da seringueira, responde por apenas 1,4% da produção mundial, ou cerca de 200 mil toneladas por ano.

LATEKS/ Heiko Rossmann

Ponte Pênsil, no Engenho Central, é sustentada por cabos de aço 

“Desde a década de 1950, quando o país se tornou definitivamente um importador de borracha natural, o déficit do produto no mercado interno cresce a cada ano por falta de planejamento e de uma política pública proativa para estimular os investimentos em novos plantios”, afirma Heiko Rossmann, diretor da Lateks Comunicação.

Com sede em Piracicaba, município distante 157 quilômetros da capital paulista, a Lateks é uma empresa de comunicação especializada no setor da borracha. Fundada em 2009 para a edição da Revista Lateks, hoje é gestora do portal Borracha Natural (borrachanatural.agr.br), lançado em meados do ano 2000. Tem como principal executivo Heiko Rossmann, engenheiro agrônomo e especialista em mercado da borracha.

Demanda latente

A produção brasileira responde por cerca de um terço da demanda nacional. Porém, sob os efeitos da recente crise econômica mundial, que reflete na retração do consumo de bens e serviços, a produção tem representado 45% do consumo. “Existe uma demanda de consumo latente no Brasil”, complementa.

O Estado de São Paulo é hoje o maior produtor nacional, com 66,7% do total, seguido por Minas Gerais (6,63%), Goiás (6,62%) e Bahia (6,47%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo também se destacam na atividade.

Para Rossmann, a limitação de áreas agrícolas nos principais países produtores e exportadores de borracha natural é uma oportunidade para o surgimento de um novo grande fornecedor. “E o Brasil poderia ocupar esta posição”, conclui.

“Aliando questões econômicas com temas ambientais, como mudanças climáticas e sustentabilidade”, complementa Dadalto.

O evento será realizado no Teatro Municipal Erotídes de Campos, comumente chamado de “Teatro do Engenho”, no Parque do Engenho Central. Mais informações e formulário de inscrição podem ser encontrados no site do evento, disponível em congressodeborracha.com.br.

 

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

 

 
< Anterior   Próximo >
   
   
© 2009-2021 LATEKS COMUNICACAO LTDA. Todos os direitos reservados.
Rua Campos Salles, 1753 - Vila Boyes - CEP 13416-310 - Piracicaba-SP
Atendimento preferencial por e-mail: vendas@lateks.com.br
Supported by
lateks