home natural    
    Publicidade
CBH2021
   
   
Divulgação

  Anuncie
Mostre sua marca para o mundo da borracha
Garanta seu espaço!

  Revista Lateks
Única publicação especializada
em heveicultura no Brasil
Compre!

Agenda

ABC

Tempo

 

 
     ASSINATURAS      Boletim      Anuncie      Fale Conosco      Política do Site     
CBH2021 - Prazo para envio de trabalhos científicos termina em 11 de outubro (conteúdo aberto) PDF
27/09/2021

Camila Gusmão

A submissão de resumos de trabalhos e pesquisas científicas para o VII Congresso Brasileiro de Heveicultura (CBH2021) pode ser realizada até o próximo dia 11 de outubro por meio do site do evento, na aba “Trabalhos Científicos”.

Localizada a cerca de 70 quilômetros de Campinas, a cidade de Piracicaba pela primeira vez é sede do Congresso Brasileiro de Heveicultura, que já foi realizado em outra cidade paulista, São José do Rio Preto, na região noroeste do Estado.

LATEKS/ Heiko Rossmann

Teatro do Engenho é destaque em portal de arquitetura

O agronegócio é um dos principais impulsionadores da economia no município. Apelidado carinhosamente de “Vale do Silício Caipira”, em uma comparação direta com a região de São Francisco, nos Estados Unidos, que reúne as principais empresas de tecnologia do mundo, por concentrar um número expressivo de “startups” voltadas ao agronegócio - as “agtechs”.

Sede de uma das principais escolas de ensino superior, pesquisa e extensão rural do país, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), a cidade possui cerca de 200 empresas e instituições de inovação no agronegócio, como Bayer, Raízen e Suzano.

“Nossa expectativa é muito boa. Por estarmos atravessando uma pandemia, acreditamos que as pessoas estejam com mais tempo para inscrever seus trabalhos, já que muitos estão ficando mais tempo nos escritórios do que no campo. É uma oportunidade para os profissionais que atuam na área cientifica da seringueira publicarem seus trabalhos. Esperamos ter um número recorde de trabalhos apresentados nesta edição. A nossa expectativa é alcançar a marca de 100 trabalhos científicos”, comenta Pedro Arlindo Oliveira Galvêas, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), lotado no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e membro da comissão técnica do evento.

Para Galvêas, o incentivo à pesquisa, assim como outros incentivos financeiros, é fundamental para apoiar programas estruturados na área. A seringueira (Hevea brasiliensis) é uma espécie da região amazônica e foi levada para o sudeste asiático pelos ingleses, onde existiu um massivo esforço em pesquisa para se desenvolver tecnologicamente. Hoje, mais de 90% da produção global se concentra naquela região.

“Essa commodity é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, tanto no campo, onde gera emprego e renda, quanto na indústria, responsável pela produção de uma infinidade de artefatos de borracha. O Brasil, infelizmente, ficou para trás. Hoje, nossos pesquisadores mais experientes estão se aposentando, e é preciso que uma nova geração se interesse pelo setor. O congresso tem como um dos seus objetivos despertar o interesse de novos pesquisadores e universitários para a importância da heveicultura”, destaca.

Com o intuito de debater e expor soluções para as principais dificuldades do setor, os trabalhos científicos estão divididos em 14 áreas de concentração, incluindo biotecnologia, entomologia, fitopatologia, irrigação, melhoramento genético, nutrição de plantas, mecanização, entre outras.

“A nossa expectativa é muito grande, já que o congresso será realizado em Piracicaba, cidade reconhecida como um dos maiores centros da área agrícola do país, e no Estado de São Paulo, onde se concentra mais da metade dos seringais do Brasil. Além disso, São Paulo lidera o desenvolvimento de novas tecnologias na área de heveicultura, com a atuação do Instituto Agronômico (IAC), e outras instituições de pesquisa”, enfatiza.

O VII Congresso Brasileiro de Heveicultura é promovido pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) e pela Lateks Comunicação, gestora do portal Borracha Natural (borrachanatural.agr.br).

O evento será realizado de 10 a 12 de novembro no Teatro Municipal Erotídes de Campos, comumente chamado de “Teatro do Engenho”, no Parque do Engenho Central. Mais informações e formulário de inscrição podem ser encontrados no site do evento, disponível em congressodeborracha.com.br.

 


RELACIONADAS
Congresso Brasileiro de Heveicultura será realizado em Piracicaba


 

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

 

 
< Anterior   Próximo >
   
   
© 2009-2021 LATEKS COMUNICACAO LTDA. Todos os direitos reservados.
Rua Campos Salles, 1753 - Vila Boyes - CEP 13416-310 - Piracicaba-SP
Atendimento preferencial por e-mail: vendas@lateks.com.br
Supported by
lateks