home natural    
   
Divulgação

  Anuncie
Mostre sua marca para o mundo da borracha
Garanta seu espaço!

  Revista Lateks
Única publicação especializada
em heveicultura no Brasil
Compre!

Agenda

ABC

Tempo

 

 
     ASSINATURAS      Boletim      Anuncie      Fale Conosco      Política do Site     
Livro "Seringueiros sobrevivendo ao sistema" será lançado em São Paulo (conteúdo aberto) PDF
23/05/2022

Camila Gusmão

A heveicultura é uma das atividades rurais que mais emprega mão de obra, pois não tem a produção mecanizada como acontece com outras culturas. Assim, a maioria dos seringais possui casa para os trabalhadores e, nas plantações grandes, até vilas inteiras são construídas para a instalação da mão de obra no local.

Divulgação

Obra de Lunguinho reúne relatos da trajetória de sua vida

A obra "Seringueiros sobrevivendo ao sistema", de autoria de Janilson Oliveira Lunguinho, engenheiro agrônomo e consultor técnico em heveicultura, explora exatamente esse lado humano das plantações de seringueira, o "lado do sangrador". No livro, Lunguinho, que já foi sangrador nas plantações da Michelin, monitor e formador de mão de obra, conta como foram os mais de 23 anos na área e os locais por onde passou.

"Tem um capítulo no livro que se chama 'Mil e quinhentas bicicletas', pois eu morei numa plantação que tinha mil e quinhentas bicicletas, que eram dos trabalhadores de lá, dos sangradores, tratoristas. Então, no livro, conto como foram esses meus anos e minhas experiências", afirma o autor.

Além de seringueiro, atua na formação de seringueiros e presta assistência técnica em heveicultura. Também realiza pesquisas na área com o objetivo de futuramente criar seu próprio manual de sangria. Motivado pelo avô paterno, que recitava cordéis, Lunguinho sempre teve gosto pela literatura, música e arte.

Divulgação

Janilson Lunguinho sempre sonhou em escrever um livro

O autor conta que sempre teve o sonho de escrever um livro, e esse sonho começou a se concretizar quando o antropólogo e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), Eduardo Di Deus, esteve na região de São José do Rio Preto para realizar pesquisas sobre os sangradores.

"O Eduardo começou a me ajudar na organização do trabalho, mas aí não tínhamos verba para a publicação. Foi quando ele colocou o Heiko [Rossmann], da Lateks, na jogada. O Heiko conseguiu articular os patrocinadores para eu conseguir publicar o livro com mil exemplares", destaca.

"São muitas histórias. Tem gente que era padeiro, confeiteiro, e virou sangrador. Com esse sonho concretizado, minha intenção agora é formar mão de obra, ter minha escola de sangria, e escrever um manual de sangrador", conclui.

Encontro Nacional

O lançamento da obra "Seringueiros sobrevivendo ao sistema" ocorrerá durante o 10º Encontro Nacional da Borracha Natural, no dia 24 de junho, em São Paulo capital. O evento é integrado à Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha (Expobor), que acontece sempre no Expo Center Norte.

Expobor - expobor.com.br
Encontro Nacional da Borracha Natural - borrachanatural.com.br
Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha - abtb.com.br/congresso2022/index.php

Realizado pela Lateks Comunicação, gestora do portal Borracha Natural, o Encontro Nacional é o único evento direcionado exclusivamente para debater temas específicos da cadeia produtiva da borracha natural durante a feira.

A Expobor é realizada bienalmente, porém, esta edição não pode ser realizada em 2020 em decorrência das recomendações e determinações oficiais dos órgãos da saúde pública para o enfrentamento do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Durante a Expobor, acontece também o 19º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha, realizado pela Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha (ABTB), e a Feira Internacional da Indústria de Pneus (Pneushow).

 


RELACIONADAS
Maior feira de borracha da América Latina acontece no próximo mês em São Paulo
Estudo antropológico sobre sangradores é premiado pela Capes
Antropólogo pesquisa avanço da heveicultura em SP e trabalho dos sangradores


 

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

 

 
< Anterior   Próximo >
   
   
© 2009-2021 LATEKS COMUNICACAO LTDA. Todos os direitos reservados.
Rua Campos Salles, 1753 - Vila Boyes - CEP 13416-310 - Piracicaba-SP
Atendimento preferencial por e-mail: vendas@lateks.com.br
Supported by
lateks