home natural    
    Publicidade
EBN2022
   
   
Divulgação

  Anuncie
Mostre sua marca para o mundo da borracha
Garanta seu espaço!

  Revista Lateks
Única publicação especializada
em heveicultura no Brasil
Compre!

Agenda

ABC

Tempo

 

 
     ASSINATURAS      Boletim      Anuncie      Fale Conosco      Política do Site     
Seringueira causa danos ao meio ambiente? PDF
03/07/2007

Caros leitores,

O título de nossa carta pode causar estranheza, uma vez que a heveicultura é considerada uma atividade extremamente amiga do meio ambiente.

Mas tudo é relativo e nossa cultura da seringueira não foge à regra.

Na China, como poderão ler em notícia publicada em um importante jornal daquele país, o cultivo desenfreado da cultura em uma determinada região está causando sérios danos ao meio ambiente, seja pela poluição das reservas hídricas por pesticidas utilizados nos seringais, seja pela simples exaustão das reservas hídricas devido ao consumo de água pelos seringais.

Isto é um fato que está devidamente documento pela mídia chinesa: a lucratividade da produção da borracha natural nos últimos anos está estimulando fortemente o aumento do cultivo no país, gerando desequilíbrios ambientais sérios.

De longa data já sabíamos que a Ásia, mais especificamente a China, apresenta limitações naturais desse tipo. E agora os fatos surgem ratificando essa impressão do mundo ocidental.

Observa-se, por outro lado, que os seringais estão migrando para outros países inclusive pouco conhecidos no Ocidente, como Mianmar (a antiga Birmânia), Cambodia, Laos e outros. Mas não apenas as árvores migram, também as indústrias o fazem, atrás de matéria-prima mais barata. Neste informativo, temos exemplos claros desse fenômeno migratório, como a importante pneumática sul-coreana Kumho instalando-se no Vietnã.

Enfim, o mundo não pára; a história não Pára.

Os negócios migram para onde são mais competitivos, mais rentáveis. Cada país, cada região deve explorar suas vantagens comparativas. E, em termos de disponibilidade de recursos naturais, o Brasil não encontra similar pela frente.

Aqui, nossa seringueira é amiga do meio ambiente. Aliás, pouquíssimos cultivos comerciais guardam relação de amizade tão estreita com o meio. E assim esperamos que a relação continue. Recursos para isso não faltam.

Uma ótima semana a todos.

Augusto Hauber Gameiro
Coordenador do Sistema de Informações Agroindustriais da Borracha Natural
Este endereço de e-mail é protegido contra spam, você precisa de Javascript habilitado para visualiza-lo.

 
< Anterior   Próximo >
   
   
© 2009-2021 LATEKS COMUNICACAO LTDA. Todos os direitos reservados.
Rua Campos Salles, 1753 - Vila Boyes - CEP 13416-310 - Piracicaba-SP
Atendimento preferencial por e-mail: vendas@lateks.com.br
Supported by
lateks