Borracha Natural Brasileira - Brazilian Natural Rubber
Do Brasil para o Mundo - From Brazil to the World

Borracha via e-mail: Ano IX, n.407, 20 de fevereiro de 2009.
O informativo eletrônico do Sistema de Informações Agroindustriais da Borracha Natural.
Indique o Borracha via e-mail · Assine o conteúdo exclusivo

Rubber by e-mail: n.407, February 20, 2009.
An international newsletter of the Brazilian Natural Rubber Agro-industrial Information System.
Suggest this newsletter · Subscribe to it’s exclusive content

borracha

natural

Patrocínio - Sponsors
Braslatex Apabor Abiarb Polifer
Editorial - Editorial

Natural lança “Retrospectiva 2008” e cria nova seção de “Comércio exterior”

Na edição de número 407 do informativo “Borracha via E-mail”, a Natural Consultoria & Comunicação (www.natural.agr.br), empresa gestora do Sistema de Informações da Borracha Natural Brasileira, lança um novo serviço aos seus usuários: o acompanhamento mensal das trocas internacionais brasileiras (importação e exportação), das borrachas naturais (em seis formas diferentes), das borrachas sintéticas, de pneus novos, luvas e preservativos. A análise contemplará volume e valor das trocas. São informações de grande relevância para o setor como um todo. Visite a nova seção, denominada “Comércio Exterior”!

Nossa edição traz, também, uma matéria exclusiva sobre a primeira venda em grande escala de madeira de seringueira no Brasil, acontecida recentemente. Um projeto de cooperação entre a Malásia e a Indonésia para o desenvolvimento das culturas da seringueira e da palma nas regiões pobres de fronteira também é apresentado em nosso informativo. Leia mais!

Destaque para o lançamento, também pela Natural, da análise Retrospectiva 2008, com detalhes do que aconteceu com os preços das borrachas e de seus principais derivados no ano passado. O impacto da crise internacional sobre o mercado mundial e brasileiro da borracha é abordado neste completo trabalho. O material está disponível para os assinantes do conteúdo exclusivo do site. Quem não é assinante pode adquiri-lo separadamente. Leia mais!

Em nossas análises de Ciência & Tecnologia (C&T) abordamos um importante trabalho desenvolvido pela China que demonstra a insustentabilidade de seringais caso a fertilidade do solo não seja reposta. Além disso, o trabalho demonstra que a seringueira é capaz de seqüestrar mais carbono que a floresta natural. Leia as matérias.

Uma ótima semana a todos.


Equipe Natural
equipe@natural.agr.br

Natural launches 2008 Retrospective of NR Brazilian market

In the 407th edition of the “Rubber by E-mail” newsletter, Natural Consultoria & Comunicação (www.natural.agr.br), the company responsible for the Brazilian Natural Rubber Information System, launches a new service: monthly graphics for monitoring Brazilian imports and exports of NR, SR, tires, gloves and condoms. The analysis will consider volume and value of foreign trade. These are very relevant information to the industry as a whole. Visit the new section called “Comércio Exterior” (“International Trade”).

The edition also brings an exclusive news report about the first large-scale sale of rubber tree timber in Brazil. A cooperation project among Malaysia and Indonesia for the development of border areas with rubber tree and palm is also presented in the newsletter.

We highlight another new study launched by Natural: a retrospective of NR rubber market in Brazil during 2008, with details about the prices behavior of NR and the main related products in the year. The impact of the international financial crisis is approached in the document. The English version will be published soon.

In the context of our Research & Technology analysis we write about the results of an important research conduced by Chinese scientists that demonstrates the need of applying fertilizer to keep the sustainability of rubber tree cultivation. Besides, the research shows that the rubber tree can sequestrate more carbon than the natural forest in the studied region.

We wish a good week for all.


Natural’s Team
equipe@natural.agr.br

Relação entre o Mercado Nacional e Internacional do Arroz

Borracha em Foco - Focus on Rubber

Fazenda Santa Helena faz primeira venda de madeira de seringueira
A Fazenda Santa Helena, na cidade de Colina, região de São José do Rio Preto, realizou em setembro de 2008 a sua primeira venda de madeira de seringueira. De acordo com Carlos Alberto do Val Guerra, proprietário da fazenda, foi contratada a venda de 2.400 árvores, dentre 20.000 que deverão ser cortadas, mas somente o equivalente a 400 metros cúbicos de toras foram retirados até este momento. “O corte só parou devido às férias coletivas do nosso cliente, que é do ramo de compensados”, acrescenta.
Leia mais...

Retrospectiva 2008 - Análise dos preços no sistema agroindustrial da borracha natural no Brasil
2008 foi um ano de extremos. Os preços atingiram níveis recordes, mas despencaram a níveis bastante baixos nos últimos meses do ano, devido à forte retração na demanda, em decorrência da crise financeira internacional. A euforia dos produtores transformou-se em desespero para alguns. A participação do produtor no preço da borracha beneficiada, que foi ascendente em 2007, apresentou comportamento declinante em 2008, como conseqüência do repasse mais do que proporcional da queda de preços ao longo do sistema produtivo. Dois foram os principais motivos que causaram a queda nos preços internacionais da borracha natural: o declínio nos preços do petróleo e a forte retração da indústria pneumática, que sofreu com a redução abrupta na demanda por parte da indústria automobilística mundial.
Leia mais...

Trinta e três regras para a sustentabilidade da Amazônia
Por Afonso Celso Candeira Valois- Doutor
1) Coexistência harmônica entre os grandes empreendimentos empresariais e pequenos projetos de produção familiar.
2) Nesse sentido, um grande desafio na Amazônia é articular os pequenos, médios e grandes produtores rurais, através da convergência das ações do planejamento adequado, adoção de políticas públicas compatíveis e tecnologias complementares.
3) A Amazônia, na condição de possuir o maior ativo ambiental do Planeta tem outro grande desafio que está concentrado no exercício da gestão apropriada da abundância do seu capital biótico e abiótico.
Leia mais...

Cooperação entre Malásia e Indonésia desenvolverá área de fronteira com seringueira e palma
A Malásia está preparada para compartilhar sua experiência com a Indonésia para a implantação de políticas de desenvolvimento em localidades pobres, especialmente nas regiões de fronteira entre os dois países, afirmou o ministro do desenvolvimento rural e regional, Tan Sri Muhammad Muhd Taib.
Leia mais...

C&T - Reposição da fertilidade do solo é imprescindível para heveicultura sustentável
Pesquisadores chineses do Centro de Ciências Eco-Ambientais mensuram o esgotamento do solo causado por seringais na Ilha de Hainan, uma das principais regiões produtoras de borracha natural do país.
Leia mais...

C&T - Seringal seqüestra mais carbono que floresta natural segundo pesquisa na China
Os pesquisadores Chun-man Chen, Ru-song Wang e Ju-sheng Jian do Centro de Ciências Eco-Ambientais mensuraram, além do esgotamento do solo causado por seringais na Ilha de Hainan, o volume de carbono seqüestrado pela seringueira em comparação com a floresta tropical.
Leia mais...

Borracha na Semana - The Week

SEMANAL - Resultados financeiros das pneumáticas reduzem preços da borracha
Na semana que se encerra, de 16 a 20 de fevereiro, diversas companhias pneumáticas de atuação internacional, como Michelin, Goodyear, Pirelli, Bridgestone e outras anunciaram seus resultados financeiros nos últimos meses de 2008 e início de 2009. Os balanços das empresas mostram claramente o efeito negativo da crise financeira internacional que derrubou as vendas e gerou resultados negativos sobre a rentabilidade do setor de pneus e de automóveis.
Leia mais...

Notícias - News

NOTÍCIAS NACIONAIS - BRAZILIAN NEWS

Agricultura e Heveicultura
Governo de Vila Rica lança Programa Floresta Rica para cultivo da cultura de seringueira
Base da Sema apoiará planos de manejo na Calha Norte
Líbia quer investir na agricultura brasileira
Criado grupo de trabalho para definir políticas públicas na produção de borracha
Mapa divulga alterações em defensivos
Entram em vigor medidas para apoiar uva e produtos do extrativismo
Preços agrícolas no atacado sobem 1,63%, divulga FGV
NOVO - Natural lança análise retrospectiva da borracha em 2008!
PR - Pesquisadores do Canadá e França visitam fazendas em Londrina
Leste de MT terá nova alternativa

Amazônia e Meio Ambiente
Desmatamento na Amazônia extingue 26 espécies e ameaça 644, diz ONU
Desmate faz nuvem "seca" proliferar na Amazônia
Tecnologia verde "floresce" na região dos EUA do Vale do Silício

Petróleo e Borracha Sintética
Chineses vão emprestar US$ 10 bi para a Petrobras

Indústria Consumidora
Brasil perde empregos em janeiro pela 1a vez desde 1999
Venda de veículos cresce 8,35% na primeira quinzena de fevereiro
Trabalhadores fecham BR-324 por duas horas
Obama cria comissão para vigiar montadoras
Pirelli Pneus prorrogará férias coletivas por mais 4 dias, afirma sindicato

NOTÍCIAS INTERNACIONAIS - INTERNATIONAL NEWS

Agricultura e Heveicultura :: Agriculture and natural rubber cultivation
CHINA - To add 10,000 t rubber to reserves purchase
CHINA – País aumentará reservas de borracha em mais 10 mil toneladas
JAPAN - Key Tokyo rubber futures rose nearly 2 percent on Friday
IRCo April-December rubber export cut likely 430,000 tons
PHILIPPINES - Philippines to plant 500 ha of new rubber plantations in 2009
ASIA - Asia rubber futures settle down oin Wednesday
JAPAN - Rubber reaches two-week low on concern recession to cut demand
JAPÃO – Preços futuros nesta quarta são os mais baixos das últimas duas semanas
SRI LANKA - Rubber growers need to be proactive to meet challenges
PHILLIPINES - Davao Oriental gears up for rubber plantation dev't and expansion
MALAYSIA - Rubber prices end mixed
MALÁSIA – Preços fecham instáveis na terça-feira
JAPAN – Rubber stocks 10,067 tons Jan 31 vs 9,931 tons Jan 20
ASIA - Asia rubber futures settle up; upside likely to be limited

Indústria Consumidora :: Manufacture industry
INDIA - Natural rubber consumption drops 8%
EU - Bridgestone announces temporary closures at European facilities
GERMANY - Continental AG reports 2008 record net loss
CHINA - China tob buy 55,000 tons natural rubber for reserves
CHINA – País deverá comprar 55 mil toneladas para recompor reservas
CHINA - China slows down buys, favours Indonesian grades
USA - Goodyear swings to 4Q loss, will cut 5,000 more jobs
EUA – Goodyear fecha mais um trimestre com perdas: 5 mil empregos serão cortados
MEXICO - La producción industrial cae un 1,3 por ciento en 2008
THAILAND - Domestic car sales hit the wall in January with 30% drop
TAILÂNDIA – Vendas de carros no país despencam 30% em janeiro
MALAYSIA - Introducing bee breeding to smallholders
MALAYSIA - Passenger car sales to drop 20%
WORLD - Global financial woes take heavier toll on export-reliant Asia
THAILANDA - Thailand's sales forecast for this year
NORWAY - Nokian net income down 17% in 2008
ITALY - Pirelli not interested in Continental
ITALY - Pirelli to re-focus on core tyre business
ITALY - Pirelli plan to focus on cost rationalisation & green solutions
INDIA - Apollo to lay off 1,500
JAPAN - Earnings down sharply at Yokohama Rubber
FRANCE - European, American tyre markets softer in December
FRANCE - Michelin net income falls 53.8%

Cotações - Market Prices
Principais cotações do dia: SMR10 (Malásia) (20/02) US$ 1,3745/Kg                 Látex Centrifugado (Tailândia) (19/02) US$ 1,1545/Kg                Petróleo WTI (Nova York) (19/02) US$ 39,48/bl                 Dólar (EUA) (19/02) R$ 2,3249                 TSR20-Futuro (Cingapura) (19/02) US$ 1,2400/Kg
Acesse o site e fique por dentro de todos os indicadores de preços relacionados abaixo:
Borracha natural bruta Periodicidade Borracha sintética Periodicidade
Coágulo (SP Brasil) Máximo M
Borracha Nitrílica (SP)
M
Coágulo (SP Brasil) Médio M
BR 45 (SP Brasil)
M
Coágulo (SP Brasil) Mínimo M
SBR 1502 (SP Brasil)
M
Látex in natura (SP Brasil) M
SBR 1712 (SP Brasil)
M
Coágulo (BA) Máximo M Outros indicadores de borrachas Periodicidade
Coágulo (BA) Médio M
GEB-1 Ref. Apabor SP Brasil
D
Coágulo (BA) Mínimo M
GEB-1 Ref. Apabor SP Brasil
M
CVP (ES Brasil) Médio M
IRCo DCP
D
Borracha natural beneficiada (físico) Periodicidade
Rubber Index
D
GEB-1 (SP Brasil) M Taxas de câmbio Periodicidade
Látex Centrifugado (SP Brasil) M
Real (Brasil) / Dólar (EUA)
D/S/M
Látex Centrifugado (Índia) D/S/M
Ringgit (Malásia) / Dólar (EUA)
M
Látex Centrifugado (Malásia) D/S/M
Bath (Tailândia) / Dólar (EUA)
M
Látex Centrifugado (Tailândia) D/S/M
Rupia (Indonésia) / Dólar (EUA)
M
RSS4 (Índia) D/S/M Petróleo Periodicidade
SMR10 (Malásia) D/S/M
Petróleo Brent
D/S/M
SMR20 (Malásia) D/S/M
Petróleo WTI
D/S/M
STR20 (Tailândia) D/S/M Manufaturados Periodicidade
Borracha natural beneficiada (futuro) Periodicidade
Pneu Auto (165/70 R13', radial) (SP Brasil)
M
RSS3 (Cingapura) D
Pneu Caminhão (10.00R 20, radial) (SP Brasil)
M
RSS3 (Osaka) D
Pneu Caminhão (9.00R 20, radial) (SP Brasil)
M
RSS3 (Tailândia) D
Pneu Caminhão (10.00R 20, radial) (SP Brasil)
M
RSS3 (Tóquio) D
Pneu Caminhão (9.00R 20, radial) (SP Brasil)
M
RSS3 (Xangai) D    
TSR20 (Cingapura) D    
TSR20 (Osaka) D    
D = diária; S = semanal; M = mensal
RH Natural
 

Empresas e profissionais do agronegócio: conheçam nosso Banco de Consultores!

A Natural Consultoria & Comunicação tem um projeto de Recursos Humanos especializado em agricultura. Mantemos um cadastro com mais de 800 profissionais qualificados para contratação ou prestação de serviço nos diversos ramos agroindustriais – é o chamado Banco de Consultores. Trabalhamos para empresas interessadas em contratar pessoal da área, pré-selecionando candidatos com o perfil adequado à vaga.

Para os técnicos, estudantes e profissionais das Ciências Agrárias que buscam colocação no mercado, elaboramos boletins gratuitos de oportunidades de empregos, bolsas de estudo e concursos da área. Para participar, basta integrar nosso Banco de Consultores, enviando seu currículo para rh@natural.agr.br

RH

# VAGAS #

Seis vagas para vendedor de produtos homeopáticos para gado
A Brac Excelência em Agronegócios disponibiliza seis vagas de emprego na região do Vale do Paraíba (SP) para vendedores de produtos homeopáticos para gado. Para se inscrever é necessário ter formação superior em Agronomia, Medicina Veterinária, Técnico Agrícola, Técnico Agropecuária ou afins. É desejável experiência na área de vendas de produtos homeopáticos para gado. Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar currículo A/C de Tiago para brac@bracdistribuicoes.com.br , até 31 de março.
Mais informações!

Professor de Ciências Biológicas
Está disponível na Universidade Estadual de Maringá (UEM – Maringá – PR), uma vaga para professor de Ciências Biológicas. O contratado (a) irá ministrar aulas de Biologia aplicada (TMA) e Ecologia (TMA), Genética Geral e Humana, Anatomia Humana, Fisiologia Humana e do Esforço, Histologia e Embriologia. Para se inscrever, é desejável ao menos um ano de experiência e ensino superior completo.
Mais informações!

Conheça nosso informativo RH!

Eventos - Events

Tyre Expo Asia 2009
Data: 24-26/03/2009
Local: Singapore Expo Centre, Singapure

Rubber Division's 175th Technical Meeting
Data: 4-6/05/2009
Akron, Ohio
Informações: www.rubberdivision.org

BRASILPLAST - Feira Internacional da Indústria do Plástico
Data: 04-08/05/2009
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo - SP - Avenida Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo - SP
Informações: www.brasilplast.com.br/home/index_pt.php


Mais eventos ...

Conheça também - See Also
Algodão Brasileiro Arroz Brasileiro Mandioca Brasileira RH Natural
Equipe - Staff
Mariana Perozzi
Jornalista - Journalist
mariana@natural.agr.br
Flavia Marques
Jornalista - Journalist
flavia@natural.agr.br
Marcel Bergamasco
Webmaster - Webmaster
marcel@natural.agr.br
     
Augusto Hauber Gameiro
Fundador - Founder
gameiro@usp.br
Thais Bombo Perozzi
Colaboradora - Collaborator
thais@natural.agr.br
Renata Roncali Maffezoli
Jornalista correspondente na Europa
renata@natural.agr.br

Envie sua mensagem com críticas e sugestões para borracha@borrachanatural.agr.br.
Caso não queira mais receber o informativo Borracha via e-mail, responda esta mensagem com o assunto "Remover".

Send a message with comments and suggestions to borracha@borrachanatural.agr.br.
If you don’t want to receive this newsletter any more, reply this message with “Remove” in the subject.


www.borrachanatural.agr.br

© 2005 Natural Consultoria S/S Ltda. Todos os direitos reservados – All rights reserved.